quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tempestade tropical

conceito A Chapel Art Show é uma exposição de artes visuais que acontece há 42 anos na sede da Chapel School - Escola Maria Imaculada. A mostra, aberta ao público e de caráter beneficente, é composta por artistas contemporâneos de renome no cenário artístico brasileiro, que disponibilizam seus trabalhos para exposição e vendas. Por seu perfil beneficente, os artistas participam diretamente do processo e com isso ganha também o comprador, que tem acesso a trabalhos diferenciados e com valores reduzidos (ChapelArtShow).

A exposição reune aproximadamente 80 convidados e o Salão de Artes Plásticas apresenta ao público cerca de dez "novos talentos".

Como artista convidada, tenho a liberdade de escolher as minhas obras. Procuro assim enviar quadros que retratem meu momento criativo atual, numa síntese significativa do meu trabalho, no ultimo ano.

Além disso, busco sempre criar um quadro que tenha força, que transmita energia, "algo especial" para esta exposição. Este ano, optei por uma tela grande, de 150 x 200cm. O quadro, predominantemente em azul, posteriormente batizado de Tempestade Tropical, comporá o catálogo Chapel.

Missão cumprida. Cumprida? É só isso, juntar tintas? Debrucei-me sobre sua foto tentando entendê-lo e me veio a ideia de uma tempestade tropical. Talvez o vermelho, a divisão do quadro em vermelho como o flash de um raio dividindo o horizonte: acima o escurecido céu durante uma tempestade, abaixo divisões de campos agriculturados. Batizei-o.

A chuva, apesar de necessária, às vezes exagera em sua força e intensidade caindo sobre nós de forma destruidora. Transforma paisagens e as recria. O artista, também transforma e recria. Por vezes faz uma leve garoinha, em outras uma intensa tempestade, mas sem dúvida, nunca com a intenção de destruir.

Chapel Art Show: 21 a 26 de outubro, das 9 às 21 hs. Rua Vigário João de Pontes, 537, Chácara Flora, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário