quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ensigno nos Correios

Marco Polo conta em sua aventura na China, por volta do ano 1300, que viajantes eram agentes voluntários de correios. Se alguém na China precisasse enviar uma carta para Veneza, na Itália, escrevia e endereçava o envelope. O primeiro viajante que encontrasse seria o portador, não importando para onde ele estivesse indo. Fosse seu destino a Pérsia, levava o envelope e no caminho, ao encontrar alguém que estivesse indo mais próximo do endereço da carta, essa era repassada. Navios, ao se encontrarem em alto mar, trocavam as correspondências de acordo com o rumo de cada um. Teria sido assim o surgimento do correio internacional.

Considera-se a primeira missão de correio, no Brasil a entrega da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, relatando o descobrimento. Nacionalmente, os Correios começam a se estruturar com a chegada da família real, em 1808, sendo o primeiro selo emitido em 1843.

O prédio do Correio Central em São Paulo, idealizado por Ramos de Azevedo, em 1922, integra um significativo conjunto arquitetônico composto, entre outros, pelo Teatro Municipal, Edifícios da Light e Martinelli, Viadutos do Chá e Santa Ifigênia. Hoje, reformado, integra-se aos novos tempos e a função correio não é mais a principal, abriu os seus espaços para a arte.

A exposição Ensigno de artes plásticas, com a participação de professores do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), acontece entre 20 de setembro a 20 de outubro de 2011.

Eu participo com dois quadros da série Passion.

A visita à exposição oferece a rara possibilidade do reencontro com uma parte significativa da cidade de São Paulo: o centro velho.

Um comentário:

  1. Olá Bia,
    Estive no Prédio dos Correios no sábado passado e conferi o seu trabalho, é muito bonito, parabéns...É sempre bom poder conhecer trabalhos de ótimos artistas, confesso que não conheço muito do seu trabalho, mas pretendo conhecer melhor. Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir